O programa de tratamento de perda capilar tem atuação individual e integrativa do paciente.
Com o objetivo de tratar a causa da queda capilar tendo como compromisso a entrega de resultados positivos de modo seguro, eficaz, indolor e sem efeitos colaterais.
Entender as principais doenças do couro cabeludo é fundamental para buscar o tratamento adequado e individualizado. Pois, quanto antes for identificado o problema, maiores são as chances de recuperar a saúde do couro cabeludo e consequentemente dos fios sem precisar comprometer a sua autoestima.
Alopecia Androgenética ou calvície é uma forma de perda de cabelos, relativamente frequente na população. Homens e mulheres podem ser acometidos. A disfunção pode ocorrer desde adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos. Apesar do termo “andro” se referir ao hormônio, na maioria das vezes os níveis hormonais se mostram normais nos exames de sangue.
Efúvio Telógeno é uma condição que se caracteriza pelo aumento excessivo da queda diária de fios de cabelo. Seu aumento é visto principalmente no ralo do chuveiro após a lavagem dos cabelos ou fica na escova quando penteamos. Pode ocorrer após o parto, febre alta, cirurgias, estresse emocional, infecções, hipotireoidismo/hipertireoidismo, carência nutricional ou após cirurgia bariátrica.
Aproximadamente 30% das pessoas acometidas pelo coronavírus sofrem com queda capilar como sequela. Isso ocorre devido ao acúmulo de substâncias inflamatórias no corpo, febre alta, estresse e a ansiedade que são estão presentes na maior parte dos pacientes em contato com o coronavírus. A queda de cabelo pode não ocorrer imediatamente após a infecção, mas sim três meses depois do evento casual.
O Eflúvio Telógeno no pós-parto, queda de cabelo pós-parto, geralmente tem início por volta de 3 meses após o nascimento to bebê. Essa queda é resultado das alterações hormonais, que na gestação mantinha o cabelo mais grosso e denso e no pós parto é subitamente eliminado, dando origem a um quadro de grande perda de cabelo. Geralmente tem uma duração estimada entre 3 a 6 meses. Períodos maiores que esse, precisam ser investigados
O tratamento pré transplante capilar visa preparar o couro cabeludo para a cirurgia e o pós-transplante tem o objetivo de melhorar os resultados.
Pré-transplante: Foca na saúde do couro cabeludo, controle da intensidade, fortalecimento dos fios existentes e melhora da vascularização, com uso de ativos tópicos, suplementação e terapias como laser e microagulhamento.
Pós-transplante: Auxilia na cicatrização, reduz a inflamação e estimula o crescimento dos fios por meio de fotobiomodulação, nutrição capilar, microagulhamento e acompanhamento clínico contínuo.
Tricologista, especialista em queda capilar e calvície.
Atuo na prevenção e tratamento das afecções do couro cabeludo, como objetivo de avaliar e identificar as possíveis causas das adversidades capilares, trazendo ao paciente soluções para resolvê-las.
– Biomédica e Fisioterapeuta com ampla experiência em Saúde Estética.
– Especialista em Tricologia, Biomedicina Estética, Fisioterapia Dermatofuncional, Cosmetologia Avançada e Saúde Integrativa.
– Professora de pós-graduação em tricologia.
É a área da ciência destinada à prevenção e tratamento das disfunções do couro cabeludo, da estrutura e do aspecto dos fios. O tricologista busca solucionar os problemas capilares como queda de cabelo, dermatite, psoríase entre outros. Qualquer ameaça de perda ou dano aos cabelos gera na maioria das pessoas preocupação e abalo na autoestima, justamente por se tratar de um componente fundamental de identidade pessoal.
São manifestações clínicas que reduzem a quantidade dos cabelos (perda capilar). A mais comum é a calvície. Muitas são passíveis de tratamento com recuperação parcial ou total dos fios.
A consulta de tricologia compreende na anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica. Na consulta inicial é realizada a avaliação geral do paciente e do couro cabeludo: clínica, física e exame tricoscópico. Serão identificadas as disfunções do couro cabeludo e elaborado o tratamento indivudualizado.
Para cada disfunção capilar existe uma técnica e tratamento adequados e individualizados que serão definidos na consulta inicial. O tratamento por meio de injetáveis refere-se à aplicação de susbstâncias ativas diretamente no couro cabeludo para o controle ou interrupção da queda de cabelos, estimulando a nutrição e o crescimento de novos fios. A grande parte dos pacientes não utiliza métodos injetáveis.